top of page

VÍDEO: Redemoinho de vento assusta banhistas em balneário de Colinas, no Sul do Maranhão

  • Foto do escritor: Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira
  • 16 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

O redemoinho começou dentro do Rio Itapecuru e, rapidamente, atingiu a faixa de areia, arrancando parte de uma barraca, além de jogar no chão celulares, bolsas e outros pertences de banhistas.

Um redemoinho de vento assustou banhistas, que se divertiam em um balneário na cidade de Colinas, no Sul do Maranhão. O fenômeno natural foi registrado nesse sábado (14), no Rio Itapecuru (veja no vídeo acima).


O redemoinho acontece por causa das condições climáticas, em especial quando o clima está seco e quente. O redemoinho é formado por ventos em espiral, que se formam quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente.


O redemoinho em Colinas começou dentro do Rio Itapecuru e, rapidamente, atingiu a faixa de areia, arrancando parte de uma barraca, além de jogar no chão celulares, bolsas e outros pertences de banhistas.


Fire TV Stick Lite | Streaming em Full HD com Alexa | Com Controle Remoto Lite por Voz com Alexa

Segundo os banhistas, o redemoinho passou rapidamente pelo balneário e, apesar do susto, não houve registro de feridos.



Já por volta das 19h, ainda de sábado, uma forte ventania foi registrado na cidade e atingiu um posto de combustível. O forte vento arrancou parte do forro do posto, além de derrubar cadeiras e outros objetos.


As pessoas que estavam no local tiveram que se proteger da ventania dentro de uma conveniência. No local, também, ninguém ficou ferido.


Após a passagem dos redemoinhos de vento, uma forte chuva atingiu a cidade.


Além de Colinas, outras cidades do Sul do Maranhão também foram atingidas por fortes ventanias e chuva. Na BR-230, a chuva acompanhada de ventos intensos encobriu a visão dos condutores, um perigo para motoristas e caminhoneiros.


Depois que o temporal passou, restaram os estragos. Árvores e postes foram derrubados e o fornecimento de energia elétrica ficou comprometido em várias cidades.


Nos municípios de São Raimundo das Mangabeiras e Loreto, os moradores passaram mais de seis horas sem energia. Os serviços de telefonia e internet também foram comprometidos por causa do temporal.


Novos postes foram colocados, e o fornecimento de energia foi normalizado.


Segundo o serviço de meteorologia, é muito comum esse tipo de temporal neste período de transição entre o fim da estiagem e o início do período chuvoso. Inclusive, nesse período também é comum a ocorrência de raios, trovões e relâmpagos. A orientação é que, durante esses temporais, as pessoas se protejam, evitando ficar expostas em locais abertos.


“São períodos de transição que chegam com a pressão atmosférica muito alta, elevada. A gente sabe que a nossa umidade está aqui em torno de 15% chegou a bater 12% em Balsas. É muito pouco e temperatura chegando próximo a 42º. Então temos que tomar cuidados em relação a essa transição. Virão muitos ventos fortes, muitas descargas elétricas, temos que ter muito cuidado, ficar em ambientes que realmente a gente possa estar mais adequado do que você estar na rua. Choveu, nesse primeiro momento, você fica um pouco mais protegido”, explica Thássyo Costa, que é Chefe da Defesa Civil em Balsas.

 
 
 

Comments


bottom of page