STF deve rejeitar pedido de suspeição de advogados de Bolsonaro; ministros permanecem no julgamento
- Alexandre Ferreira
- 26 de fev.
- 1 min de leitura
O pedido de suspeição da defesa de Jair Bolsonaro para afastar os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento no STF sobre uma suposta trama golpista não deve prosperar, segundo Mônica Bergamo.

Pedido de Suspeição de Bolsonaro no STF
Os advogados de Jair Bolsonaro apresentaram um pedido de suspeição, solicitando o afastamento dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento relacionado a uma suposta trama de golpe de Estado. No entanto, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, deve rejeitar essa solicitação.
Histórico de Suspeições no STF
A defesa de Bolsonaro argumenta que Flávio Dino já processou o ex-presidente e que Cristiano Zanin atuou como advogado em ações relacionadas a ele antes de assumir o cargo. Contudo, historicamente, nenhum ministro do STF foi afastado por decisão dos colegas. Barroso já arquivou 192 pedidos de suspeição contra Alexandre de Moraes por réus envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.
Expectativas sobre o Julgamento
Embora Barroso possa levar o pedido ao plenário, a expectativa é que seja rejeitado. Dino e Zanin não devem se declarar suspeitos; ambos já manifestaram a intenção de participar do julgamento. Zanin afirma que sua atuação anterior não está relacionada a denúncias criminais contra Bolsonaro.
Queixa-Crime de Flávio Dino
Em 2021, Flávio Dino, então governador do Maranhão, apresentou uma queixa-crime contra Bolsonaro, que envolvia uma afirmação do ex-presidente sobre a recusa de Dino em disponibilizar a Polícia Militar para sua segurança durante uma visita ao estado.
Comments