top of page

Programa 'Computadores para Inclusão' do MCom doa 4.114 máquinas e transforma 156 municípios no Maranhão

  • Foto do escritor: Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira
  • 10 de jan.
  • 2 min de leitura

O programa ‘Computadores para Inclusão’, do Ministério das Comunicações, doou 4.114 computadores ao Maranhão, beneficiando 156 municípios e promovendo a inclusão digital em escolas e comunidades carentes.




O programa ‘Computadores para Inclusão’, do Ministério das Comunicações (MCom), doou para o Estado do Maranhão 4.114 máquinas, beneficiando moradores de 156 cidades. Os equipamentos, que visam aumentar a inclusão digital, foram distribuídos em 426 pontos, a maioria localizada em escolas da rede pública. Em todo o Brasil, o ministério, chefiado pelo maranhense Juscelino Filho, distribuiu 13.026 computadores, marcando o maior número de doações da história em um único ano.


Benefícios do Programa


“O programa Computadores para Inclusão muito nos orgulha, porque além de dar destinação correta a equipamentos que iriam para o lixo, proporciona capacitação profissional a jovens e adultos e ainda promove a inclusão digital para os usuários dos laboratórios de informática, especialmente em regiões de difícil acesso, em todas as partes do país.


Ampliação do Programa


Em 2024, um número significativo de cidades foi beneficiado, com 18 estados e o Distrito Federal recebendo doações. Esse total representa quase o dobro de municípios atendidos em 2023, somando 448 cidades e 1.249 pontos de inclusão digital.


Programa Computadores para Inclusão


O programa Computadores para Inclusão tem como objetivo apoiar e promover a inclusão digital por meio dos centros de recondicionamento de computadores (CRC). Esses centros são espaços adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, além de oferecer cursos e oficinas.


Resultados desde 2010


Desde a sua criação em 2010, o programa já doou 53 mil computadores a 1.078 municípios, estabelecendo 4.003 pontos de inclusão digital. Mais de 215 cursos foram realizados nos atuais 25 CRCs, capacitando mais de 46,7 mil alunos para a era digital. A meta do programa é atingir a marca de 60 mil computadores doados até o final de 2026.


Evolução das Doações no Maranhão


Até 2022, o Maranhão havia recebido apenas 647 doações. Nos últimos dois anos, no entanto, o estado experimentou um aumento significativo nas doações, refletindo o compromisso do programa em expandir seu alcance.


O Ministério das Comunicações anunciou a expansão do programa de doações a estados, visando atender a população que reside em áreas de difícil acesso, como territórios quilombolas, aldeias indígenas, trabalhadores rurais, extrativistas, pescadores e associações de moradores.

 
 
 

Comments


bottom of page