top of page

Polícia Federal deflagra operação Firearms para combater tráfico internacional de armas

  • Foto do escritor: Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira
  • 25 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Prisões de 11 pessoas foram coordenadas por força-tarefa que inclui MJSP, PF e Embaixada dos Estados Unidos; ações ocorreram em cinco estados e no DF


A Polícia Federal deflagrou a Operação Firearms, com o objetivo de cumprir mandados de prisão decorrentes de decisões judiciais condenatórias por crimes relacionados ao tráfico internacional de armas e munições em todo o país. Policiais federais foram às ruas para cumprir 20 mandados de prisão que estavam em aberto. Até o momento, 11 pessoas foram presas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.


As investigações para localização e prisão dos procurados foram coordenadas pela Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições (Ficta). “A Ficta é supervisionada pela Polícia Federal, composta por integrantes da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations) da Embaixada dos Estados Unidos e, também, da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Diop/Senasp/MJSP)”, explicou Romano Costa, titular da Diop.


“Essa integração permite que as ações policiais sejam mais pontuais, estratégicas e efetivas contra o tráfico internacional de armas”, considerou.


Estácio

Mandados

Dentre os mandados cumpridos no âmbito da Operação Firearms está o de prisão de um indivíduo denunciado pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro por tráfico internacional de armas. A acusação é resultado de investigação iniciada pela Polícia Federal a partir da apreensão, no dia 1 de junho de 2017, de 60 fuzis no Aeroporto Internacional do Galeão, oriundos de Miami (EUA).


Durante o cumprimento das ordens judiciais foram realizados dois flagrantes pelo crime de posse ilegal de arma e apreendidas 14 armas de fogo e munições de diferentes calibres. Os presos foram apresentados ao Poder Judiciário e conduzidos ao sistema prisional.


Os presos cumprirão as respectivas penas que variam de quatro a 16 anos pelos crimes de tráfico internacional de armas e comércio ilegal de armas de fogo.


Texto: Ministério da Justiça e Segurança Pública

*Com informações da Polícia Federal

 
 
 

Comments


bottom of page