Operação ‘Rolezinho’ em São Luís apreende 50 motocicletas irregulares e combate poluição sonora
- Alexandre Ferreira
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Uma operação do MPMA em São Luís apreendeu 50 motocicletas irregulares em bairros como Sol e Mar e Cohama. A ação visa combater infrações de trânsito e poluição sonora, contribuindo para a segurança pública.

A Operação ‘Rolezinho’ foi um sucesso em São Luís, com a apreensão de cerca de 50 motos irregulares nesta quarta-feira (2). A ação começou no bairro Sol e Mar e seguiu até o Elevado da Cohama. A força-tarefa foi coordenada pela 30ª Promotoria de Justiça do MPMA, que se juntou a várias instituições, como a SMTT, as Polícias Civil e Militar, o BPRV e o Icrim. O foco da operação foi nas infrações de trânsito, poluição sonora e motos sem placa. Embora não tenha havido prisões, a ação foi importante para coibir irregularidades.
Ação Coordenada
Os agentes da operação encontraram várias motos em situação irregular, que podem, segundo o MPMA, configurar crimes conforme o Código de Trânsito. Quando isso acontece, o Ministério Público pode pedir a abertura de inquérito policial para investigar. Por exemplo, as motos sem placa são levadas para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV). Já os casos de crime ambiental vão para a Delegacia do Meio Ambiente. Assim, a operação não só retira veículos das ruas, mas também gera um processo de investigação.
Resultados Positivos
De acordo com dados da Assessoria de Estatística e Análise Criminal da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, os esforços têm dado resultado. Em janeiro de 2025, os roubos a transeuntes caíram 18% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em fevereiro, a redução foi de 16%. Isso mostra que a repressão à circulação de motos sem identificação e o combate à poluição sonora têm contribuído para melhorar a segurança na cidade.
Foco nas Áreas Críticas
As operações estão sendo direcionadas para os bairros que mais registram ocorrências, como uma estratégia para combater as irregularidades. A ideia é não só apreender motos, mas também promover um trânsito mais seguro e tranquilo para a população. Com a união de várias instituições, a expectativa é que essas ações continuem a trazer resultados positivos e que a cidade fique mais organizada e segura.
Parabéns só falta fazer aqui em Grajaú MA também aqui é uma zona só