top of page

Presidente da Ucrânia vai pedir a Lula permissão para lançar foguetes de Alcântara

  • Foto do escritor: Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira
  • 18 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Brasil e Ucrânia. Em Nova York, os líderes Lula e Zelensky preparam-se para dialogar sobre o relançamento de um programa espacial conjuntamente desenvolvido.

Em um momento de reencontro político, Brasil e Ucrânia voltam seus olhos para um antigo projeto espacial. Alcântara, no Maranhão, pode ser a chave para essa nova fase de cooperação.


O Relançamento Espacial

A Ucrânia, sob a liderança de Zelensky, tem a intenção de retomar um antigo projeto espacial que teve início em 2002. Esse programa, iniciado em parceria com os presidentes Leonid Kuchma da Ucrânia e Fernando Henrique Cardoso do Brasil, visualiza a base de Alcântara no Maranhão como um ponto estratégico para lançamentos de foguetes. Esse movimento poderia favorecer não só as duas nações envolvidas, mas também outros países da América Latina e África.


O Contexto Global

Mesmo com a Assembleia da ONU esvaziada e com a ausência de aliados expressivos da Ucrânia, como França e Reino Unido, o encontro entre Lula e Zelensky ganha destaque. A proposta espacial vem acompanhada de outros tópicos delicados, incluindo a presença russa no território ucraniano e possíveis indenizações.


A revolução dos bichos: Um conto de fadas

Articulações e Perspectivas

Jaques Wagner surge como figura central para essa aproximação entre Brasil e Ucrânia. Há desafios no horizonte, principalmente devido à percepção de que o Brasil poderia estar favorecendo relações com a Rússia em detrimento da Ucrânia. A diplomacia, agora, tem a tarefa de encontrar um equilíbrio.


Entre foguetes e diplomacia, essa parceria Brasil-Ucrânia parece mais difícil do que montar um quebra-cabeças com luvas de boxe. E, claro, todos nós sabemos que o coração de Lula bate um pouquinho mais forte pelo "democrático" Vladimir Putin. Fica a dica para que Zelensky leve para esse encontro sua tradicional vodca ucraniana. Assim, talvez, as coisas fiquem mais equilibradas.


Com informações de Lourival Sant'Anna, da CNN Brasil

 
 
 

Comments


bottom of page