top of page

Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas em Alto Alegre do Maranhão: 500 Pacientes Recuperam a Visão Gratuitamente

  • Foto do escritor: Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Saúde, promoveu um mutirão de cirurgias oftalmológicas em Alto Alegre, atendendo cerca de 500 pacientes e oferecendo esperança de recuperação da visão e qualidade de vida.




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (30), cerca de 500 atendimentos com o mutirão de cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional de Alto Alegre do Maranhão. A agenda integra as ações do programa "Cuidar dos Olhos - Cirurgias e Óculos", que visa devolver a boa visão e qualidade de vida aos pacientes beneficiados. O secretário de estado da saúde, Tiago Fernandes, acompanhou as ações no município e destacou o compromisso de proporcionar mais qualidade de vida, saúde visual e maior autonomia na mobilidade.


Compromisso do Governador


“Mais um compromisso do governador Carlos Brandão dentro da base municipalista com a expansão dos mutirões de cirurgias de catarata e pterígio no município de Alto Alegre. Com a ação, pacientes dos municípios de Peritoró, Codó, São Mateus, em especial de Alto Alegre, foram beneficiados com esses atendimentos. Esse é o compromisso da gente: cuidar de todo o Maranhão”, destacou o secretário de estado da saúde, Tiago Fernandes.


Dona Esmeraldina França Araújo, 55 anos, moradora de Alto Alegre, estava radiante com a oportunidade de realizar sua cirurgia de catarata. “Eu não tô enxergando nada desse olho direito. Não posso mais nem andar de moto. Muito bom poder fazer essa cirurgia. Bom demais. Pra viajar pra São Luís é muita dificuldade”, afirmou.


Agradecimento pelo Atendimento


A dona de casa Maria do Livramento Nascimento Machado, 62 anos, também expressou sua satisfação com o atendimento e a possibilidade de realizar a cirurgia sem custos. “Minha primeira cirurgia. Creio que depois dessa cirurgia vai ser muito melhor porque incomoda muito. Fui contemplada com essa oportunidade. Organização muito boa. Se não fosse o governo eu teria que pagar e aí eu não posso. Através do governo, vou fazer uma cirurgia gratuita e vai ser bem melhor pra mim”.


Benefícios para a Comunidade


A ação beneficiou moradores de diversos municípios, incluindo Timbiras, São Mateus, Coroatá, Codó e Peritoró. Um dos participantes comentou: “Eu uso uns remédios no olho, mas tenho dificuldade de enxergar. Minha vista está meio lá e meio cá. Não tá boa”.

O aposentado Ângelo Costa, de 82 anos, expressou sua satisfação com a decisão de realizar a operação: “Achei que é bom, que é ótimo, pela minha saúde”.


A Opção pela Cirurgia


Ângelo Costa é um dos beneficiados com a ação, demonstrando confiança na melhoria de sua saúde por meio do procedimento.


Importância da Saúde


A decisão de operar reflete a preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida, especialmente em uma fase avançada da vida.


 
 
 

Kommentare


bottom of page