Mortes por síndrome respiratória disparam no Maranhão: 100 vidas perdidas
- Alexandre Ferreira
- 6 de jun.
- 3 min de leitura
Com mais de 1.700 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 100 mortes no Maranhão em 2023, São Luís intensifica a vacinação e reforça medidas de prevenção para proteger a população.

O Maranhão já registrou, neste ano, 1.776 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 100 mortes confirmadas. O avanço das síndromes gripais tem lotado hospitais e gerado preocupação entre famílias e autoridades de saúde, especialmente diante da agressividade com que alguns vírus têm afetado idosos e crianças.
Informações sobre a SRAG
A SRAG é caracterizada por formas mais graves de síndromes gripais, que comprometem a respiração e podem exigir internação. Os principais sintomas incluem febre, dores no corpo, tosse persistente e dificuldade para respirar. A condição pode ser causada por vírus respiratórios, bactérias, fungos e outros agentes, e, em pacientes vulneráveis, como os idosos, pode evoluir para óbito.
Casos registrados no estado
Entre os casos registrados no estado, de
Os vírus da Influenza e da Covid-19 têm se destacado no cenário atual. Somente a Influenza já contabiliza 227 casos. Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D, sendo os tipos A e B os principais responsáveis por epidemias sazonais. O tipo A também é causador de grandes pandemias.
Crescimento de Síndromes Gripais
As síndromes gripais estão em ascensão, lotando hospitais e gerando preocupação com os casos graves no Maranhão. As autoridades de saúde estão em alerta e recomendam cuidados preventivos.
Importância do Atendimento Precoce
Diante do cenário, a Secretaria Estadual de Saúde enfatiza a importância do atendimento precoce. Mayrlan Avelar, assessora especial da pasta, recomenda que pessoas dos grupos de risco, como idosos, gestantes e crianças, busquem atendimento médico ao apresentarem sintomas gripais ou desconforto respiratório.
Estrutura de Atendimento
Para atender à crescente demanda por cuidados médicos, foi instalado um hospital de campanha no estacionamento do Multicenter Sebrae, localizado no bairro Cohafuma, em São Luís. Este local funciona como ponto de triagem para casos.
Leves, com atendimento das 7h à meia-noite. Após avaliação, os pacientes podem receber medicação e acompanhamento médico. Aqueles com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, têm à disposição suporte com aspirador portátil e balão de oxigênio.
Hospital de Campanha
O Hospital de Campanha vai atender pacientes com sintomas gripais em São Luís.
Baixa Cobertura Vacinal
Um dos fatores que contribuem para o avanço da SRAG no estado é a baixa cobertura vacinal. Até o momento, apenas 20,89% das crianças, gestantes e idosos foram imunizados contra a gripe.
Locais de Vacinação
A vacina está disponível nas Policlínicas da Cidade Operária e do Vinhais, além das salas de vacinação dos hospitais estaduais Dr. Genésio Rêgo, Vila Luizão e Aquiles Lisboa. Também é possível se vacinar em postos e Unidades Básicas de Saúde municipais.
Ampliação do Acesso
Para ampliar o acesso, a vacinação contra a Influenza foi estendida aos cinco terminais de integração de São Luís, funcionando das 7h às 19h.
A vacinação nos shoppings São Luís e da Ilha será ajustada conforme a demanda. Nos shoppings, a vacinação ocorre de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.
Medidas de Prevenção
As autoridades de saúde reforçam a importância da adoção de medidas preventivas para conter a disseminação dos vírus respiratórios. As principais recomendações são:
Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, especialmente antes das refeições.
- Usar lenço descartável ao assoar o nariz.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar.
- Evitar tocar olhos, nariz e boca.
- Não compartilhar objetos pessoais, como talheres, copos ou garrafas.
- Manter os ambientes bem ventilados.
- Evitar contato próximo com pessoas gripadas.
- Evitar aglomerações e locais fechados.
- Manter hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e boa hidratação.
Comentarios