Dia do Cacuriá no Maranhão: Homenagem a Dona Teté e a Preservação da Cultura Popular Maranhense
- Alexandre Ferreira
- 27 de jun.
- 2 min de leitura
No Dia do Cacuriá, celebrado em 27 de junho, a cantora Rosa Reis homenageia Dona Teté, ícone da cultura maranhense, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’. A data, instituída por projeto de Zé Inácio, destaca a importância dessa dança vibrante.

Criada em homenagem a Dona Teté, a data do Dia do Cacuriá foi estabelecida por meio de um projeto de lei apresentado pelo então deputado Zé Inácio e atualmente faz parte do calendário cultural do estado.
Entrevista com Rosa Reis
A cantora Rosa Reis, do Cacuriá Balaio de Rosas, destacou em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (26), a passagem do Dia do Cacuriá (27 de junho) no Maranhão. Ela fez uma homenagem in memoriam a Dona Teté, que se tornou um símbolo dessa manifestação cultural no estado. O programa é transmitido simultaneamente pela TV Assembleia.
A Importância de Dona Teté
Durante a conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, Rosa Reis recordou que foi o então deputado estadual Zé Inácio (PT) quem apresentou um projeto de lei para instituir o Dia Estadual do Cacuriá no Maranhão, em homenagem ao centenário de Almerice da Silva Santos, a icônica Dona Teté. A data escolhida para a celebração é 27 de junho, aniversário de Dona Teté, que faleceu em 2011.
A contribuição de Dona Teté à cultura popular maranhense permanece viva. O Dia Estadual do Cacuriá foi instituído para celebrar e preservar essa importante manifestação cultural. Dona Teté, nascida em 1924, foi uma figura central na cultura popular do Maranhão. Seu envolvimento com o Cacuriá começou nos anos 1970 e, ao longo das décadas, ela se tornou um símbolo dessa dança vibrante e cheia de vida.
Mudança de Nome
A cantora explicou que mudou o nome do Cacuriá de Dona Teté para Balaio de Rosas com o objetivo de alcançar novos voos e por questões de direitos autorais. No entanto, ela pretende marcar um novo capítulo na história do grupo de Cacuriá, que teve uma trajetória de décadas promovendo e preservando uma manifestação cultural tão rica e importante para São Luís e para todo o Maranhão.
Importância do Cacuriá
“O Cacuriá, com suas danças vibrantes, músicas contagiantes e cores exuberantes, é um símbolo da nossa identidade cultural e um reflexo da nossa alma festiva. Criado por Seu Lauro, mas que, indiscutivelmente, teve como grande propulsor Dona Teté”, afirmou a cantora.
Almerice da Silva Santos, conhecida como Dona Teté, é uma senhora com mais de 50 anos que conquistou o coração dos maranhenses e brasileiros.
Transmissão do Diário da Manhã
O programa ‘Diário da Manhã’ é transmitido ao vivo e simultaneamente de segunda a sexta-feira.
Onde Assistir
Os interessados podem acompanhar a transmissão pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia, que está disponível no canal aberto digital 9.2, na Maxx TV pelo canal 17 e na Sky pelo canal 309. Além disso, o programa também pode ser assistido pelo canal do YouTube.
Comments