top of page

Cristiane Marques é aclamada defensora pública-geral do Estado para o biênio 2026/2028

  • Foto do escritor: Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira
  • há 40 minutos
  • 2 min de leitura


A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, nesta sexta-feira (06), a eleição para a escolha do nome que irá liderar a Gestão Superior da instituição no biênio 2026–2028. Em chapa única, a candidata Cristiane Marques, atual 1ª subdefensora-geral do Estado, foi eleita a nova defensora-geral do Maranhão, com 178 votos válidos.


Após a homologação do pleito, o resultado será encaminhado ao governador do Estado, Carlos Brandão, para a nomeação de Cristiane Marques ao cargo máximo da Defensoria maranhense.


Segundo Cristiane Marques, o resultado representa a continuidade do trabalho já desenvolvido pela instituição e também o fortalecimento da presença feminina em espaços de decisão no sistema de justiça. A defensora destacou que a eleição simboliza um avanço na trajetória da Defensoria e na luta das mulheres por reconhecimento e igualdade.

Atualmente no cargo de 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques recebeu ampla aprovação da categoria durante o processo eleitoral, que ocorreu de forma tranquila, democrática e segura. A votação foi realizada por meio de sistema eletrônico desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da DPE/MA, permitindo a participação dos membros da instituição em todo o Maranhão.


Para o atual defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, o resultado reflete a confiança no trabalho realizado nos últimos anos. Ele destacou a experiência, a capacidade de diálogo e o conhecimento institucional da defensora pública, fatores que, segundo ele, asseguram a continuidade de uma gestão alinhada à missão constitucional da Defensoria.


PERFIL – CRISTIANE MARQUES

Cristiane Marques Mendes é natural de Teresina (PI), formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É defensora pública no Maranhão desde 2012 e foi uma das proponentes da Política de Valorização da Maternidade da DPE/MA.

Titular do Núcleo da Mulher, licenciada para exercer o cargo de 1ª subdefensora-geral do Estado, desenvolveu, em 2024, o projeto “Te Alui, Mulher”, iniciativa cidadã premiada pelo RenovaBR 2024.


Recentemente, foi uma das vencedoras do programa “Servindo o Brasil”, na 12ª edição da Brazil Conference, realizada nos auditórios da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Também integrou a turma de 2025 do programa Columbia Women’s Leadership Network e foi vencedora do Prêmio de Inovação J.Ex 2025, na categoria Liderança Exponencial, subcategoria Defensorias Públicas.


A defensora pública eleita para o biênio 2026–2028 já ocupou o cargo de diretora da Escola Superior da DPE/MA, período em que priorizou eventos e diálogos sobre questões de gênero e temas étnico-raciais. Atuou ainda no Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária e integrou a Comissão Estadual de Combate à Violência no Campo (COECV), tornando-se referência institucional na área.

 
 
 
bottom of page