top of page

Câmara dos Deputados aprova fim de ‘saidinhas’ de presos em feriados

  • Foto do escritor: Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira
  • 20 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura

Câmara aprova lei que acaba com "saidinhas" de presos em feriados. Texto segue para sanção presidencial, visando aumentar segurança pública.



Nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que acaba com as "saidinhas" temporárias dos presos em feriados. Agora, o texto vai para o presidente decidir se vira lei.


O deputado Guilherme Derrite, que é responsável por essa proposta, falou que muita gente não gosta dessa regra que deixa os presos saírem temporariamente, porque ficam preocupados com a segurança.


Mesmo com a mudança aprovada antes no Senado, que diz que presos que não são perigosos e que estão estudando ou fazendo cursos podem sair, a Câmara decidiu manter essa parte.


Os políticos que apoiam o governo deixaram que cada um decidisse como votar. O deputado José Guimarães disse que essa decisão é do Congresso, mostrando que o governo não vai se meter.


Todos concordaram na hora de votar, e nem precisaram anotar os votos, mostrando que todos estavam de acordo. Até os partidos que normalmente têm ideias diferentes, como o PT, não foram contra essa vez.


Essa conversa sobre limitar as saídas começou em 2013, mas ficou mais séria depois que um policial foi morto por alguém que estava na "saidinha" em Belo Horizonte, em janeiro. O senador Flávio Bolsonaro sugeriu que a nova lei tenha o nome do policial, como uma homenagem.


Apesar de muitos políticos apoiarem, tem gente que não concorda, achando que isso pode atrapalhar o esforço para melhorar o comportamento dos presos.

 
 
 

Comentarios


bottom of page